Antigo Testamento / II Samuel

Revolta de Seba.

Capítulo 20

1Achava-se ali um homem perverso, chamado Seba, filho de Bocri, benjaminita, o qual tocou a trombeta e disse:
“Não temos parte em Davi,
nem herança no filho de Jessé!
Cada um para sua tenda, ó Israel”.
2Todos os homens de Israel deixaram de seguir Davi e foram atrás de Seba, filho de Bocri, ao passo que os de Judá ficaram com seu rei, conduzindo-o desde o Jordão até Jerusalém.
3Quando Davi chegou a sua casa em Jerusalém, tomou as dez concubinas que havia deixado para guardar a casa e mandou encerrá-las; dava-lhes o sustento, mas não se uniu mais a elas; e assim permaneceram encerradas até à morte, vivendo como viúvas. 


Amasa é morto por Joab.

4
O rei disse a Amasa: “Convoca-me os homens de Judá para daqui a três dias; tu também apresenta-te aqui”.
5Amasa partiu para convocar os homens de Judá, mas demorou-se além do prazo fixado. 6Davi disse a Abisaí: “Seba, filho de Bocri, nos fará agora mais mal do que Absalão. Toma os servos de teu senhor e persegue-o, para que não encontre cidades fortificadas e nos escape”. 7Então saíram atrás dele os homens de Joab, os cereteus, os feleteus e todos os valentes; saíram de Jerusalém perseguindo Seba, filho de Bocri.8Quando se achavam perto da grande pedra que está em Gabaon, veio a seu encontro Amasa. Joab estava vestido com sua roupa de soldado, sobre a qual usava um cinturão atado à cintura, com a espada embainhada, a qual caiu enquanto ele caminhava. 9Joab disse a Amasa: “Estás bem, meu irmão?” E com a mão direita pegou na barba de Amasa para o beijar 10Amasa não percebeu a espada que Joab tinha na mão; este o feriu no ventre e derramou pelo chão suas entranhas; caiu morto, sem precisar de outro golpe. Depois, Joab e Abisaí, seu irmão, continuaram a perseguir Seba, filho de Bocri. 11Um dos jovens de Joab parou junto ao corpo de Amasa e gritou: “Quem está do lado de Joab e de Davi, que siga Joab!” 12Entretanto, Amasa jazia banhado em sangue no meio do caminho; vendo aquele homem que todo o povo parava, retirou Amasa do caminho para o campo e cobriu-o com uma roupa, pois viu que todos os que chegavam perto dele paravam. 13Uma vez retirado do caminho, todos prosseguiram atrás de Joab para perseguirem Seba, filho de Bocri.

Fim de Seba e de sua revolta.

14Joab percorreu todas as tribos de Israel até Abel-Bet-Maaca, e todos os beritas se ajuntaram e o seguiram. 15Chegaram a Abel-Bet-Maaca e aí sitiaram Seba, levantando contra a cidade um aterro que dominava as fortificações. Toda a tropa que estava com Joab solapava o muro para derrubá-lo. 16Então uma mulher sagaz começou a gritar de dentro da cidade: “Escutai, escutai! Dizei a Joab que se aproxime, para eu falar com ele”. 17Quando ele chegou perto, a mulher perguntou: “És tu Joab?” Ele respondeu: “Sim”. Disse-lhe ela: “Ouve as palavras de tua serva”. Respondeu ele: “Estou ouvindo”. 18A mulher continuou: “Antigamente se dizia: ‘Peça-se conselho em Abel’; e assim encerravam qualquer assunto.19Somos uma cidade das mais pacíficas e fiéis de Israel; e tu procuras destruir uma cidade que é uma mãe em Israel. Por que queres aniquilar a herança de Javé?” 20Joab respondeu: “Longe, longe de mim a ideia de destruir e de devastar. 21Não é assim; mas um homem da montanha de Efraim, chamado Seba, filho de Bocri, levantou a mão contra o rei, contra Davi. Entregai-o somente, e eu me retirarei da cidade”. A mulher respondeu a Joab: “A cabeça dele te será lançada dos muros”. 22Então a mulher, com sua sabedoria, dirigiu-se a todo o povo; eles cortaram a cabeça de Seba, filho de Bocri, e a lançaram a Joab, o qual tocou a trombeta, e todos se retiraram da cidade, cada qual para sua tenda; e Joab voltou para junto do rei em Jerusalém. 23Joab comandava todo o exército de Israel e Banaías, filho de Joiada, comandava os cereteus e os feleteus. 24Adoniram era superintendente das obras públicas; Josafá, filho de Ailud, era o cronista; 25Siva era escrivão; Sadoc e Abiatar eram sacerdotes.26Também Ira, de Jair, era sacerdote de Davi.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital