Antigo Testamento / II Reis

Jeú, rei de Israel.

Capítulo 9

1O profeta Eliseu chamou um dos discípulos dos profetas e disse-lhe: “Cinge teus rins, toma contigo este frasco de óleo e parte para Ramot de Galaad. 2Chegando lá, procura por Jeú, filho de Josafá, filho de Namsi. Tendo-o encontrado, chama-o do meio de seus colegas e leva-o a um aposento separado. 3Tomarás então o frasco de óleo e o derramarás sobre sua cabeça, dizendo: ‘Assim fala Javé: Eu te unjo como rei* de Israel’; depois abre a porta e foge depressa”. 4O jovem, o jovem profeta, partiu em direção de Ramot de Galaad. 5Quando chegou, encontrou os chefes do exército em reunião e disse: “Chefe, tenho algo a dizer-te”. Jeú perguntou: “A qual de nós?” “A ti, chefe”, respondeu ele. 6Então Jeú ergueu-se e entrou na casa. O jovem derramou-lhe o óleo sobre a cabeça e disse: “Assim fala Javé, Deus de Israel: Eu te unjo como rei sobre o povo de Javé, sobre Israel. 7Exterminarás a casa de Acab, teu senhor, e eu vingarei o sangue de meus servos, os profetas, e de todos os servos de Javé derramado por Jezabel, 8e morrerá toda a família de Acab. Exterminarei todo homem da família de Acab, tanto o escravo como o livre em Israel. 9Tratarei a família de Acab como a de Jeroboão, filho de Nabat, e a de Baasa, filho de Aías. 10Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael; ninguém lhe dará sepultura”. Depois ele abriu a porta e fugiu. 11Jeú saiu para onde estavam os oficiais de seu senhor, os quais lhe perguntaram: “Está tudo bem? Por que veio a ti esse louco?” Respondeu ele: “Conheceis bem esse homem e sua linguagem!”12Mas eles disseram: “Não é verdade! Explica-nos tudo!” Ele respondeu: “Falou-me desse e desse modo e disse: Assim fala Javé: ‘Eu te ungi como rei de Israel’”. 13Imediatamente, todos tomaram seus mantos e os estenderam debaixo de seus pés, sobre os degraus; tocaram a trombeta e gritaram: “Jeú é rei!” 14Jeú, filho de Josafá, filho de Nam­si, conspirou contra Jorão. Jorão, com todo o Israel, tinha defendido Ramot de Galaad de um ataque de Hazael, rei de Aram. 15Depois o rei Jorão tinha voltado a Jezrael para tratar-se das feridas que os arameus lhe haviam infligido nos combates que sustentava contra Hazael, rei de Aram. Jeú disse: “Se estais de acordo, que não saia ninguém da cidade para levar a notícia a Jezrael”. 16Jeú subiu num carro e partiu para Jezrael. Jorão lá estava, acamado, e Ocozias, rei de Judá, tinha ido visitá-lo.

Jeú mata os reis de Israel e de Judá.

17A sentinela que estava na torre de Jezrael viu aproximar-se a tropa de Jeú e anunciou: “Estou vendo uma tropa”. Jorão ordenou: “Chama um cavaleiro e manda-o a seu encontro para perguntar: ‘Tudo vai bem?’” 18O cavaleiro foi ao encontro de Jeú e disse: “Assim fala o rei: ‘Tudo vai bem?’” “Que te importa se tudo vai bem?”, respondeu Jeú. “Passa para trás de mim e segue-me”. A sentinela anunciou: “O mensageiro chegou até eles, mas não volta”.19O rei enviou um segundo cavaleiro; este chegou perto deles e perguntou: “Assim fala o rei: ‘Tudo vai bem?’” “Que te importa se tudo vai bem?”, respondeu Jeú. “Passa para trás de mim e segue-me”. 20A sentinela anunciou: “Ele chegou até eles, mas não volta. Pela maneira de dirigir o carro deve ser Jeú, filho de Namsi; ele dirige como um doido!” 21Jorão disse: “Preparai meu carro!”* O carro foi preparado e Jorão, rei de Israel, e Ocozias, rei de Judá, partiram, cada qual em seu carro, ao encontro de Jeú e o alcançaram no campo de Nabot de Jezrael. 22Ao ver Jeú, Jorão perguntou: “Vai tudo bem, Jeú?” Este respondeu: “Como pode ir tudo bem se perduram as prostituições de tua mãe Jezabel e suas inúmeras magias 23Então Jorão virou seu carro e fugiu, bradando a Ocozias: “Traição, Ocozias!” 24Mas Jeú já havia retesado seu arco e atingiu Jorão entre as espáduas; a flecha atingiu o coração do rei, que tombou dentro do carro. 25Jeú ordenou a Badacer, seu escudeiro: “Tira-o e lança-o no campo de Nabot de Jezrael. Lembras-te? Quando nós dois estávamos num carro seguindo Acab, seu pai, Javé pronunciou contra ele esta sentença: 26‘De certo, vi ontem o sangue de Nabot e de seus filhos, oráculo de Javé. Neste mesmo campo eu te retribuirei, oráculo de Javé’. Tira-o, pois, e joga-o no campo, conforme a palavra de Javé”. 27Vendo isso, Ocozias, rei de Judá, fugiu pela estrada de Bet-Gã, mas Jeú o perseguiu e gritou: “Matai-o também!” Feriram-no dentro de seu carro na subida de Gaver, que fica perto de Jeblaam; refugiou-se em Meguido e lá morreu. 28Seus servos o transportaram num carro até Jerusalém e o sepultaram em seu túmulo com seus pais, na Cidade de Davi. 29Ocozias se tornara rei de Judá no décimo primeiro ano de Jorão, filho de Acab.

Fim de Jezabel.

30Quando Jeú chegou a Jezrael, Jezabel o soube. Pintou os olhos, enfeitou a cabeça e se pôs à janela. 31Quando Jeú atravessou a porta, ela perguntou: “Tudo vai bem, Zambri, assassino de seu senhor?” 32Jeú ergueu os olhos para a janela e disse: “Quem está comigo? Quem?” Dois ou três eunucos olharam para ele. 33Ordenou ele: “Lançai-a abaixo”. Eles a lançaram para baixo; seu sangue salpicou a parede e os cavalos, e Jeú passou sobre ela.34Depois entrou, comeu e bebeu e enfim disse: “Ide ver aquela maldita e dai-lhe sepultura, pois é filha de rei”. 35Quando chegaram para sepultá-la, só encontraram o crânio, os pés e as mãos. 36Voltaram para contar isso a Jeú, que disse: “Esta foi a palavra que Javé pronunciou por intermédio de seu servo Elias, o tesbita: ‘No campo de Jezrael, os cães devorarão a carne de Jezabel; 37e o cadáver de Jezabel no campo de Jezrael será como esterco espalhado no solo, de modo que não se poderá dizer: Esta é Jezabel!”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital