Antigo Testamento / II Reis

Massacre da família real de Israel.

Capítulo 10

1Havia em Samaria setenta filhos de Acab. Jeú escreveu cartas e enviou-as a Samaria, aos chefes da cidade, aos anciãos e aos tutores dos filhos de Acab. Dizia a carta: 2“Quando esta carta vos chegar às mãos, vós que tendes convosco os filhos de vosso senhor, carros e cavalos, uma cidade fortificada e armamentos, 3escolhei entre os filhos de vosso senhor o melhor e o mais digno, ponde-o no trono de seu pai e combatei pela casa de vosso senhor!” 4Eles, porém, sentiram grande medo e disseram: “Se dois reis não puderam resistir-lhe, como o poderíamos nós?” 5O mordomo do palácio, o prefeito da cidade, os anciãos e os tutores mandaram dizer a Jeú: “Somos teus servos, faremos tudo o que ordenares, não escolheremos rei algum; faze o que te agradar”. 6Jeú escreveu-lhes depois uma segunda carta em que dizia: “Se estais do meu lado e quereis obedecer-me, tomai as cabeças dos filhos de vosso senhor e vinde ter comigo amanhã a esta hora em Jezrael”. Havia setenta filhos do rei nas casas dos nobres da cidade, que os educavam. 7Recebida a carta, apoderaram-se dos filhos do rei, degolaram todos os setenta e, pondo suas cabeças em cestos, enviaram-nas para Jezrael. 8Veio um mensageiro anunciar a Jeú: “Trouxeram as cabeças dos filhos do rei”. Ele disse: “Colocai-as em dois montes à entrada da porta da cidade até a manhã seguinte”. 9De manhã ele saiu e, de pé, disse a todo o povo: “Vós sois inocentes. Quanto a mim, conspirei contra meu senhor e o matei; mas, e estes todos, quem os matou? 10Sabei, pois, que não ficará sem cumprimento nenhuma das palavras que Javé pronunciou contra a família de Acab; Javé executou o que havia dito por intermédio de seu servo Elias”. 11E Jeú matou todos os sobreviventes da família de Acab em Jezrael: todos os nobres, os parentes e os sacerdotes; não deixou escapar nenhum.

Massacre dos príncipes de Judá.

12A seguir pôs-se a caminho e partiu para Samaria. Passando por Bet-Eced-dos-Pastores, 13encontrou parentes de Ocozias, rei de Judá, e perguntou: “Quem sois?” Responderam: “Somos parentes de Ocozias e descemos para saudar os filhos do rei e os filhos da rainha-mãe”. 14Ordenou Jeú: “Prendei-os vivos!” Foram apanhados vivos e degolados junto ao poço de Bet-Eced. Eram quarenta e dois e nenhum foi poupado.

Jeú e Jonadab.

15Partindo dali encontrou-se com Jonadab, filho de Recab, que vinha a seu encontro; saudou-o e disse-lhe: “Teu coração é leal para comigo, como meu coração para contigo?” “Sim”, respondeu Jonadab. E Jeú replicou: “Se é assim, dá-me a mão”. Jonadab deu-lhe a mão e Jeú fê-lo subir a seu lado no carro. 16Disse- -lhe: “Vem comigo e verás meu zelo por Javé”. E o levou consigo em seu carro. 17Entrando em Samaria, matou todos os sobreviventes da família de Acab em Samaria; exterminou-a, segundo a palavra que Javé dissera a Elias.

Massacre dos fiéis de Baal e destruição de seu templo.

18Jeú reuniu todo o povo e disse: “Acab venerou um pouco a Baal; Jeú vai venerá-lo muito.19Agora, pois, congregai-me todos os profetas de Baal, todos os seus fiéis e todos os seus sacerdotes; que ninguém falte, porque desejo oferecer um grande sacrifício a Baal. Quem faltar perderá a vida”. Mas Jeú agiu com astúcia, para exterminar os fiéis de Baal. 20Ordenou: “Convocai uma solene assembleia para Baal”; e eles a convocaram. 21Jeú enviou mensageiros por todo o Israel e vieram todos os fiéis de Baal sem faltar ninguém. Entraram no templo de Baal, que ficou lotado de uma extremidade à outra. 22Jeú disse ao guarda do vestiário: “Traze vestes para todos os fiéis de Baal”; e ele trouxe vestes para eles. 23Jeú veio ao templo de Baal com Jonadab, filho de Recab, e disse aos fiéis de Baal: “Reparai bem se não há servidores de Javé aqui convosco, mas somente fiéis de Baal”. 24Entraram para oferecer sacrifícios e holocaustos.
Ora, Jeú colocara do lado de fora oitenta homens e dissera: “Se algum de vós deixar escapar um desses homens que vou entregar-vos, responderá com a própria vida pela dele”.
25Quando Jeú acabou de oferecer o holocausto, ordenou aos guardas e aos escudeiros: “Entrai, matai-os! E que nenhum escape!” Os guardas e os escudeiros passaram-nos ao fio da espada e chegaram até o santuário do templo de Baal. 26Tiraram a coluna sagrada do templo de Baal e a queimaram.
27Derrubaram a coluna sagrada de Baal, demoliram também o templo de Baal e o transformaram em latrina, que permanece até hoje.

Reinado de Jeú em Israel.

28Assim Jeú fez Baal desaparecer de Israel. 29Entretanto, Jeú não se desviou dos pecados que Jeroboão, filho de Nabat, fizera Israel cometer, isto é, os bezerros de ouro de Betel e de Dã. 30Javé disse a Jeú: “Porque executaste bem o que era agradável a meus olhos e cumpriste toda a minha vontade contra a casa de Acab, teus filhos até a quarta geração se assentarão sobre o trono de Israel”. 31Mas Jeú não seguiu fielmente e de todo o seu coração a lei de Javé, Deus de Israel; não se afastou dos pecados que Jeroboão fizera Israel cometer.32Por aquele tempo, Javé começou a reduzir o território de Israel; Hazael venceu Israel em todas as suas fronteiras, 33desde o Jordão até o oriente, arrebatando-lhe toda a terra de Galaad, a terra de Gad, de Rúben, de Manassés, desde Aroer, junto à torrente do Arnon, até Galaad e Basã. 34O resto da história de Jeú, tudo o que fez, todas as suas façanhas, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 35Ele adormeceu com seus pais e foi sepultado em Samaria. Seu filho Joacaz sucedeu-lhe no trono. 36Jeú reinou sobre Israel durante vinte e oito anos em Samaria.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital