Antigo Testamento / II Macabeus

A arca e o fogo milagroso.

Capítulo 2

1Encontra-se nos documentos que o profeta Jeremias ordenou aos deportados que tomassem do fogo, como foi falado. 2Que o mesmo profeta recomendou aos deportados, ao entregar-lhes a Lei, que não esquecessem os mandamentos do Senhor e não se deixassem desviar nos pensamentos ao verem as estátuas de ouro e de prata e os ornamentos que as revestiam. 3E com outras recomendações semelhantes exortava-os a não afastarem de seu coração a Lei. 4Naquele documento constava também que o profeta, avisado por um oráculo, mandou que a tenda e a arca o seguissem, enquanto ele se dirigia para o monte em que subira Moisés para contemplar a herança de Deus. 5Lá chegando, Jeremias encontrou uma habitação em forma de gruta, onde pôs a tenda, a arca e o altar dos perfumes, fechando depois a entrada. 6Alguns dos que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho, mas não puderam encontrá-lo. 7Ao saber disso, Jeremias os repreendeu, dizendo: ‘O lugar ficará desconhecido até que Deus reúna o povo e use de misericórdia para com ele. 8Então o Senhor mostrará de novo essas coisas, e aparecerá a glória do Senhor junto com a nuvem, como se mostrava no tempo de Moisés e quando Salomão rezou para que o lugar santo fosse consagrado com magnificência’. 9Contava-se ainda como ele, sendo sábio, ofereceu sacrifícios pela dedicação e conclusão do templo. 10Assim como Moisés suplicara ao Senhor, e do céu descera o fogo que consumiu as vítimas, da mesma maneira Salomão suplicou, e o fogo descido do alto consumiu os holocaustos. 11Moisés havia dito: ‘Por não ter sido comido, o sacrifício pelo pecado foi destruído’. 12Do mesmo modo Salomão celebrou oito dias de festa.

Coleção de escritos.

13Além dessas coisas, narrava-se também nos documentos e nas memórias de Neemias como ele fundou uma biblioteca, na qual reuniu os livros referentes aos reis e aos profetas, os escritos de Davi e as cartas dos reis sobre as oferendas votivas. 14Do mesmo modo, também Judas recolheu os livros que estavam dispersos por causa da guerra que tivemos de enfrentar; agora os temos em nossas mãos. 15Se, pois, precisardes deles, mandai pessoas que os levem até vós. 16Nós vos escrevemos enquanto estamos para celebrar a purificação; fareis bem se celebrardes esses dias. 17O Deus que salvou todo o seu povo e restituiu a todos a herança, o reino, o sacerdócio e a santificação, 18como havia prometido na Lei, este Deus, nós o esperamos, sem demora terá piedade de nós e nos reunirá, de todas as regiões que há debaixo do céu, no lugar santo, pois nos livrou de grandes males e purificou este lugar”.

Prefácio do autor.

19A história de Judas Macabeu e de seus irmãos, a purificação do grande templo e a dedicação do altar, 20as guerras contra Antíoco Epífanes e seu filho Eupátor, 21as aparições celestes em favor daqueles que generosamente lutaram em defesa do judaísmo, a ponto de saquear toda a região, apesar de serem poucos, e de pôr em fuga uma multidão de bárbaros, 22de reconquistar o templo famoso em todo o universo, libertar a cidade e restabelecer as leis que estavam para ser abolidas; 23todas essas coisas que foram expostas por Jasão de Cirene em cinco livros, nós tentaremos resumi-las num só volume. 24De fato, considerando a multidão de números e a dificuldade que encontram os que querem se aprofundar nas narrativas históricas de material abundante, 25procuramos oferecer satisfação ao leitor, facilidade para quem quer guardar na memória e utilidade para todos a quem chegar este livro. 26Para nós, que assumimos a penosa tarefa de fazer este resumo, não foi trabalho fácil, mas custou-nos suores e vigílias, 27assim como não é fácil preparar um banquete e satisfazer os gostos dos outros. Não obstante, pelo reconhecimento que esperamos de muitos, suportaremos com prazer esse duro trabalho, 28deixando ao autor a exposição completa dos pormenores e procurando proceder segundo os esquemas de um resumo. 29Pois como o arquiteto de uma casa nova deve cuidar do conjunto da construção, enquanto compete ao decorador e ao pintor procurar os materiais adequados a sua ornamentação, assim, a meu ver, acontece conosco. 30Cabe a quem compõe a história penetrar nas questões e investigá-las, ocupando-se dos mínimos detalhes; 31mas a quem faz uma adaptação deve-se permitir certa brevidade no dizer, renunciando à exposição minuciosa dos fatos. 32Comecemos, pois, aqui nossa narração, sem nada acrescentar ao que foi dito, uma vez que é ingênuo ser prolixo no que precede a história e ser sucinto na história propriamente dita.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital