Antigo Testamento / II Macabeus

Antíoco V e Lísias contra os judeus.

Capítulo 13

1No ano cento e quarenta e nove chegou aos homens de Judas a notícia de que Antíoco Eupátor avançava contra a Judeia com um exército, 2e que com ele estava também Lísias, seu tutor e primeiro ministro, tendo cada qual um exército grego de cento e dez mil infantes, cinco mil e trezentos cavaleiros, vinte e dois elefantes e trezentos carros armados de foices. 3A eles se juntara também Menelau, que com muita astúcia instigava Antíoco, movido não pelo desejo de ser útil à pátria, mas pela esperança de ser reconduzido ao poder. 4Mas o Rei dos reis excitou contra aquele criminoso a ira de Antíoco, o qual, depois que Lísias demonstrou ser Menelau o responsável por todos os males, deu ordens para que fosse levado a Bereia e ali executado segundo o costume do lugar. 5Naquele lugar existe uma torre de cinquenta côvados de altura, cheia de cinza, com um mecanismo giratório, que de todos os lados faz precipitar na cinza. 6É daí que é lançado para morrer quem é réu de furtos sacrílegos ou quem chegou aos extremos de outros delitos graves. 7Tal foi o suplício no qual morreu o ímpio Menelau, que nem sequer foi sepultado. 8Com toda a justiça, porque depois de ter cometido tantos crimes contra o altar, cujo fogo e cinza são puros, na cinza encontrou a morte.

Batalha de Modin.

9O rei, cheio de ferozes sentimentos, vinha para mostrar aos judeus coisas piores que as acontecidas no tempo de seu pai. 10Quando Judas soube disso, convidou o povo a invocar o Senhor dia e noite, para que, como das outras vezes, socorresse os que estavam em perigo de se verem privados da Lei, da pátria e do santo templo, 11e que não permitisse que o povo, que apenas começara a recobrar ânimo, caísse nas mãos daqueles infames gentios.12Quando todos haviam feito isso juntos e haviam implorado o Senhor misericordioso com gemidos, jejuns e prostrações durante três dias contínuos, Judas os exortou e ordenou-lhes que estivessem preparados. 13Depois de um encontro reservado com os anciãos, decidiu que se devia, com a ajuda de Deus, resolver a situação saindo a combate, antes que o exército do rei invadisse a Judeia e ocupasse a cidade. 14Entregando todo o cuidado nas mãos do Criador do universo, exortou os seus a combater heroicamente até à morte em defesa das leis, do templo, da cidade, da pátria e das instituições; e fez seu exército acampar perto de Modin. 15Dada aos seus a palavra de ordem: “Vitória de Deus”, com um grupo de jovens escolhidos entre os melhores, atacou de noite a tenda do rei, matou cerca de dois mil homens em seu acampamento e matou também o maior dos elefantes com seu condutor; 16enfim, espalharam pelo acampamento o terror e a confusão e retiraram-se com pleno êxito. 17Já raiava o dia quando esta façanha foi concluída, graças à proteção que o Senhor dera a Judas.

Antíoco V faz as pazes com os judeus.

18Então o rei, tendo assim experimentado a audácia dos judeus, tentou conquistar com astúcia as posições. 19Partiu contra Betsur, praça forte dos judeus, mas foi rechaçado, mal-sucedido e vencido, 20pois Judas fez chegar aos sitiados o que necessitavam. 21Certo Rôdoco, soldado do exército judeu, revelou aos inimigos informações secretas; foi descoberto, capturado e encarcerado. 22Pela segunda vez, o rei tratou com os sitiados de Betsur: estendeu-lhes a mão, estreitou a deles em sinal de paz e retirou-se. Atacou os homens de Judas, mas saiu derrotado. 23Veio a saber depois que Filipe, que ele deixara à frente da administração em Antioquia, se havia rebelado. Consternado, convidou os judeus a fazer negociações, submeteu-se, obrigou-se sob juramento a respeitar todas as suas justas exigências, restabeleceu o acordo e ofereceu um sacrifício, honrou o templo e foi generoso para com o lugar santo. 24Dispensou boa acolhida ao Macabeu e deixou Hegemônides como governador do território entre a Ptolemaida e a região dos gerrênios. 25Passou por Ptolemaida, mas os cidadãos do lugar, descontentes com o tratado de paz, estavam indignados e queriam rescindir o contrato. 26Então Lísias subiu à tribuna, defendeu-o como pôde, conseguiu persuadi-los e acalmá-los, ganhou sua benevolência e voltou para Antioquia. São esses os fatos relacionados com a expedição e a retirada do rei.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital