Antigo Testamento / II Crônicas

Coroação de Joás e morte de Atalia.

Capítulo 23

1No sétimo ano Joiada se animou e mandou chamar os comandantes de cem, a saber, Azarias, filho de Jeroam, Ismael, filho de Joanã, Azarias, filho de Obed, Maasias, filho de Adaías, Elisafat, filho de Zecri, e fez com eles uma aliança. 2Percorreram Judá, reuniram os levitas de todas as cidades de Judá e os chefes das famílias israelitas. Vieram a Jerusalém, 3e toda a assembleia concluiu uma aliança com o rei no templo de Deus. “Eis o filho do rei”, disse-lhes Joiada; “que ele reine, como Javé o declarou a respeito dos filhos de Davi! 4Eis o que fareis: um terço dentre vós, sacerdotes e levitas que entram para o turno no sábado, montará guarda nas entradas; 5um outro terço estará no palácio real e o terço restante na porta do Fundamento, e todo o povo estará nos pátios do templo de Javé. 6Que ninguém entre no templo de Javé, exceto os sacerdotes e os levitas em serviço; poderão entrar porque são consagrados. Todo o povo observará as ordens de Javé. 7Os levitas formarão um círculo ao redor do rei de armas em punho; todo aquele que entrar no templo será morto. Acompanhareis o rei a todo lugar aonde ele for”. 8Os levitas e todos os homens de Judá executaram tudo o que lhes ordenara o sacerdote Joiada. Cada qual reuniu seus homens, os que começavam a semana e os que a terminavam, pois o sacerdote Joiada não dispensou nenhuma classe. 9A seguir, o sacerdote Joiada entregou aos chefes de cem as lanças, escudos grandes e pequenos que pertenceram ao rei Davi e estavam no templo de Deus. 10Dispôs todo o povo, cada qual com sua arma na mão, desde o ângulo sul ao ângulo norte do templo, perto do altar e do templo, rodeando o rei. 11Então trouxeram o filho do rei, cingiram-no com o diadema e deram-lhe o documento da aliança. Depois, Joiada e seus filhos ungiram-no e clamaram: “Viva o rei!” 12Ouvindo os gritos do povo que corria para junto do rei e o aclamava, Atalia veio em direção ao povo no templo de Javé. 13Quando viu o rei de pé sobre seu pilar, à entrada, os chefes e os tocadores de trombetas perto do rei, todo o povo do país, gritando de alegria ao som de trombetas e os cantores com os instrumentos musicais dirigindo o canto dos hinos, Atalia rasgou as vestes e bradou: “Traição! Traição!”14Mas Joiada mandou que saíssem os chefes de cem, que comandavam as tropas, e disse-lhes: “Arrastai-a para fora por entre as fileiras e, se alguém a seguir, passai-o ao fio da espada”; pois o sacerdote dissera: “Não a mateis no templo de Javé”. 15Agarraram-na e, quando ela chegou ao palácio real, na entrada da porta dos Cavalos, foi morta neste lugar.

A reforma de Joiada.

16Joiada concluiu entre ele, todo o povo e o rei uma aliança, para que eles fossem o povo de Javé. 17O povo todo dirigiu-se depois ao templo de Baal e o demoliu; quebraram os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. 18Joiada confiou a vigilância do templo de Javé aos sacerdotes e levitas que Davi tinha organizado para cuidarem do templo de Javé, a fim de oferecerem holocaustos a Javé como está escrito na lei de Moisés, na alegria e com cânticos, segundo as ordens de Davi. 19Instalou porteiros nas entradas do templo de Javé, para que por nenhum pretexto entrasse lá uma pessoa impura 20Depois chamou os chefes de cem, os nobres, os que exerciam autoridade sobre o povo e toda a população do país, e fizeram o rei descer do templo de Javé. Entraram no palácio real pela porta superior e fizeram o rei sentar-se no trono real. 21Todo o povo da terra estava em festa e a cidade se mantinha calma depois que Atalia fora morta pela espada.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital