Antigo Testamento / II Crônicas

A infidelidade de Roboão.

Capítulo 12

1Quando o reino foi consolidado e ele sentiu-se forte, Roboão abandonou a lei de Javé, e todo o Israel seguiu seu exemplo. 2No quinto ano do reinado de Roboão, o rei do Egito, Sesac, marchou contra Jerusalém – pois ela fora infiel a Javé – 3com mil e duzentos carros, sessenta mil cavaleiros e um exército incontável formado de líbios, suquitas e etíopes, que vieram com ele do Egito. 4Tomou as cidades fortificadas de Judá e chegou até Jerusalém. 5Semeías, o profeta, veio ter com Roboão e os oficiais de Judá que se haviam reunido em Jerusalém, fugindo de Sesac, e disse-lhes: “Assim fala Javé: Vós me abandonastes, por isso também vos abandonei nas mãos de Sesac”. 6Então os chefes de Israel e o rei se humilharam e disseram: “Javé é justo”. 7Quando Javé viu que eles se haviam humilhado, a palavra de Javé foi dirigida a Semeías nestes termos: “Porque eles se humilharam, não os exterminarei; em breve lhes permitirei escapar, e não é pelas mãos de Sesac que minha ira se abaterá sobre Jerusalém. 8Mas eles se tornarão seus servos para que saibam a diferença entre servir a mim e servir aos reinos dos outros países!” 9Subiu pois Sesac, rei do Egito, contra Jerusalém. Tomou os tesouros do templo de Javé e os do palácio real; apoderou-se de tudo, inclusive dos escudos de ouro que Salomão fizera. 10Para substituí-los, o rei Roboão mandou fazer escudos de bronze e os confiou aos chefes dos guardas que vigiavam a porta do palácio real; 11cada vez que o rei ia ao templo de Javé, os guardas vinham e os tomavam e depois os devolviam à sala dos guardas. 12Mas porque Roboão se humilhara, a ira de Javé se afastou dele e não o aniquilou completamente. Em Judá havia também coisas boas. 13O rei Roboão consolidou-se em Jerusalém e continuou reinando. Tinha quarenta e um anos quando subiu ao trono e reinou dezessete anos em Jerusalém, cidade que Javé escolhera entre todas as tribos de Israel para nela colocar seu nome.
Sua mãe chamava-se Naama, a amonita.
14Ele, porém, fez o mal, porque não aplicou seu coração a buscar Javé. 15A história de Roboão, do começo ao fim, não está porventura escrita nas crônicas do profeta Semeías e do vidente Ido? Houve guerras contínuas entre Roboão e Jeroboão. 16Roboão adormeceu com seus pais e foi enterrado na Cidade de Davi; seu filho Abias reinou em seu lugar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital