Antigo Testamento / I Samuel

Valentia de Jônatas.

Capítulo 14

1Um dia, Jônatas, filho de Saul, disse a seu jovem escudeiro: “Vem, passemos até o posto avançado dos filisteus que está do outro lado”; mas não comunicou isto a seu pai. 2Saul achava-se então na extremidade de Gaba, debaixo da romãzeira de Magron, com uma tropa de uns seiscentos homens. 3Aías, filho de Aquitob, irmão de Icabod, filho de Fineias, filho de Eli, sacerdote de Javé em Silo, levava o efod. Aquela gente não sabia que Jônatas tinha saído. 4No desfiladeiro, por onde Jônatas tentava chegar ao posto avançado dos filisteus, havia dois picos rochosos, um de cada lado: um se chamava Boses e o outro Sene. 5Um deles erguia-se ao norte, diante de Macmas, e o outro, ao sul, dian-
te de Gaba.
6Disse Jônatas a seu jovem escudeiro: “Vem, atravessemos até a posição desses incircuncisos. Pode ser que Javé faça alguma coisa por nós; porque nada impede Javé de dar a vitória por meio de muita* ou de pouca gente”. 7Respondeu-lhe o escudeiro: “Faze o que te parecer melhor; vai, que estou contigo a tua disposição”. 8Jônatas disse: “Iremos na direção desses homens e nos mostraremos a eles. 9Se nos disserem: ‘Esperai até que cheguemos até vós’, ficaremos em nosso lugar e não subiremos até eles. 10Se, porém, nos disserem: ‘Subi até nós’, subiremos, porque Javé os entregou em nossas mãos. Isto nos servirá de sinal”. 11Ambos se mostraram ao destacamento dos filisteus, que disseram: “Os hebreus* estão saindo das cavernas onde se haviam escondido”. 12Os homens do destacamento disseram a Jônatas e a seu escudeiro: “Subi até nós, que temos uma coisa a vos dizer”. Então disse Jônatas a seu escudeiro: “Sobe atrás de mim, pois Javé os entregou nas mãos de Israel”. 13Jônatas subiu usando as mãos e os pés, seguido de seu escudeiro. Os filisteus caíam diante de Jônatas, e o escudeiro, atrás dele, acabava de matá-los. 14Esse primeiro massacre realizado por Jônatas e seu escudeiro foi de uns vinte homens no espaço de meio sulco.
15O pânico espalhou-se no acampamento, no campo e entre toda aquela gente; também o destacamento e a tropa de choque encheram-se de medo; a terra tremeu, e Deus mandou seu terror.


Derrota dos filisteus.

16
As sentinelas de Saul, que se achavam em Gaba de Benjamim, olharam e viram que a multidão se dispersava e fugia para todos os lados.
17Saul disse à tropa que estava com ele: “Fazei a chamada para ver quem dos nossos saiu”. Feita a chamada, viram que faltavam Jônatas e seu escudeiro. 18Então Saul disse a Aías: “Traze o efod”; pois era ele que levava o efod diante de Israel nesse dia. 19Enquanto Saul estava falando com o sacerdote, crescia o tumulto no acampamento dos filisteus. Por isso Saul disse ao sacerdote: “Retira tua mão”.20Saul e todos os que estavam com ele se reuniram e foram até o lugar do combate; os filisteus brandiam a espada uns contra os outros, e a confusão era total. 21Os hebreus, que antes se haviam posto a serviço dos filisteus e que tinham subido com eles dos arredores ao acampamento, voltaram e se uniram aos israelitas que estavam com Saul e Jônatas.22Também todos os israelitas que se haviam escondido na montanha de Efraim, ao saber que os filisteus fugiam, puseram-se também a persegui-los para combatê-los. 23Assim, naquele dia, Javé salvou Israel.

Jônatas desobedece ao juramento. A batalha estendeu-se até além de Bet-Áven.24Os israelitas estavam exaustos naquele dia, porque Saul mandou o povo fazer este juramento: “Maldito quem comer alguma coisa antes do anoitecer, antes que eu me tenha vingado de meus inimigos”. Por isso ninguém dentre o povo comeu coisa alguma. 25Todo o povo entrou num bosque, onde havia mel à flor da terra. 26Quando o povo entrou no bosque, viu o mel que escorria, mas ninguém levou a mão à boca, por respeito ao juramento.27Jônatas, porém, não tinha ouvido quando seu pai mandou o povo jurar; estendeu a ponta da vara que tinha na mão, molhou-a num favo de mel, levou a mão à boca e sua vista clareou.28Alguém do povo disse: “Teu pai fez o povo jurar, dizendo: ‘Maldito o homem que tomar alimento hoje!’” E o povo estava exausto. 29Jônatas respondeu: “Meu pai prejudicou o país. Vede como se aclararam meus olhos por eu ter provado um pouco deste mel. 30Quanto mais se o povo tivesse comido hoje à vontade dos despojos tomados dos inimigos: quão maior teria sido a derrota dos filisteus!” 31Naquele dia eles bateram os filisteus desde Macmas até Aialon; mas o povo estava esgotado. 

As carnes com sangue.

32O povo lançou-se, então, sobre os despojos; tomaram ovelhas, bois, novilhos, e os mataram no chão e comeram as carnes com o sangue. 33Comunicaram isto a Saul, dizendo: “O povo está pecando contra Javé, está comendo carne com o sangue”. Saul disse: “Fostes infiéis! Rolai agora para perto de mim uma grande pedra”. 34E acrescentou: “Espalhai-vos entre o povo e dizei-lhes: ‘Cada um me traga seu boi ou sua ovelha, para degolá-los aqui e comê-los; mas não pequeis contra Javé, comendo com o sangue’”. Assim, naquela noite, cada um do povo trouxe consigo seu boi e ali o imolou. 35Então Saul construiu um altar a Javé; esse foi o primeiro altar que Saul construiu a Javé

Jônatas é descoberto e salvo.

36Depois Saul disse: “Desçamos esta noite atrás dos filisteus, saqueemo-los até o raiar do dia e não deixemos nenhum deles com vida”. O povo respondeu: “Faze tudo o que te parecer bom”. Mas o sacerdote disse: “Consultemos a Deus aqui”. 37Saul perguntou a Deus: “Devo perseguir os filisteus? Vós os entregareis nas mãos de Israel?” Mas naquele dia Deus não lhe deu resposta. 38Então disse Saul: “Vinde aqui, vós todos, chefes do povo, e examinai e vede qual foi o pecado cometido hoje. 39Porque tão certo como vive Javé, o salvador de Israel, ainda que a culpa esteja em meu filho Jônatas, certamente morrerá”. Não houve em todo o povo quem lhe respondesse. 40Então disse a todo o Israel: “Ficai de um lado, e eu com meu filho Jônatas ficaremos do outro”. O povo respondeu a Saul: “Faze o que te parecer bem”.41Saul disse a Javé: “Javé, Deus de Israel, dai a resposta justa!” Caiu a sorte em Jônatas e Saul, e o povo saiu livre. 42Então disse Saul: “Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E a sorte caiu em Jônatas. 43Saul disse a Jônatas: “Declara-me o que fizeste”. Jônatas o declarou, dizendo: “Provei, sim, um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão; estou pronto para morrer”. 44Saul disse: “Que Deus me faça um mal* em cima de outro se tu não morreres, Jônatas”. 45Mas o povo disse a Saul: “Há de morrer Jônatas que obteve tamanha salvação em Israel? Jamais! Pela vida de Javé, não cairá por terra um só cabelo de sua cabeça, porque hoje ele agiu com Deus”. Assim o povo salvou Jônatas, e ele não foi morto.46Saul desistiu de perseguir os filisteus, e estes foram para sua terra.

Vitórias de Saul. Sua família.

47Depois de tomar posse do reino de Israel, Saul fez guerra contra todos os seus inimigos em redor: contra Moab, os amonitas, Edom, os reis de Soba* e os filisteus; e para onde quer que se voltasse, era vitorioso. 48Mostrou sua valentia derrotando os amalecitas e libertando Israel das mãos dos opressores. 49Os filhos de Saul eram: Jônatas, Jesui e Melquisua, e suas duas filhas se chamavam Merob, a primeira, e Micol, a mais nova. 50A mulher de Saul chamava-se Aquinoam, filha de Aquimaás; e o general de seu exército chamava-se Abner, filho de Ner, tio de Saul. 51Cis, pai de Saul, e Ner, pai de Abner, eram filhos de Abiel. 52Durante todo o tempo de Saul houve uma guerra feroz contra os filisteus. Quando via um homem forte* e valoroso, ele o tomava consigo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital