Antigo Testamento / I Reis

O palácio de Salomão.

Capítulo 7

1Salomão levou treze anos para construir seu palácio, até seu completo acabamento.2Construiu o palácio chamado Floresta do Líbano, de cem côvados de comprimento, cinquenta de largura e trinta de altura, sobre quatro fileiras de colunas de cedro e vigas de cedro sobre as colunas. 3Estava coberto de cedro em cima das vigas que se apoiavam sobre as colunas, que eram quarenta e cinco, quinze para cada fileira. 4Havia três fileiras de janelas, umas frente às outras, em três fileiras. 5Todas as portas e janelas tinham marcos quadrados, e uma janela estava diante da outra, em três fileiras. 6Fez também o pórtico das colunas com cinquenta côvados de comprimento e trinta de largura; e diante das colunas desse pórtico havia outro pórtico com colunas, com uma cobertura na frente. 7Depois fez o pórtico do trono, ou sala do julgamento, onde ele administrava a justiça; era revestido de cedro desde o pavimento até o teto. 8A casa onde morava, construída da mesma forma, tinha um outro pátio no interior do pórtico. Salomão fez também uma casa com um pórtico semelhante a esse para a filha do faraó, que ele havia desposado. 9Todos esses edifícios eram feitos de pedras escolhidas, talhadas sob medida, serradas nos lados interno e externo, desde os fundamentos até as beiras dos tetos, e por fora até o grande pátio. 10Também os alicerces eram de pedras selecionadas, enormes blocos, uns de dez côvados e outros de oito côvados. 11Em cima também havia pedras escolhidas, talhadas sob medida, e madeira de cedro. 12O grande pátio era cercado por três fileiras de pedra talhada e por uma fileira de vigas de cedro; assim também eram feitos o pátio interno do templo de Javé e o pórtico do templo.

O bronzista Hiram.

13Salomão mandou chamar Hiram, de Tiro, 14filho de uma viúva da tribo de Neftali, cujo pai era natural de Tiro e trabalhava com bronze. Era dotado de grande sabedoria, inteligência e habilidade para executar qualquer trabalho em bronze. Apresentou-se ao rei Salomão e executou todos os seus trabalhos.

As colunas de bronze.

15Modelou as duas colunas de bronze; a altura de cada uma era de dezoito côvados, e sua circunferência media-se com um fio de doze côvados. 16Fez dois capitéis de bronze fundido, colocando-os no topo das colunas; cada capitel tinha cinco côvados de altura.17Os capitéis, no topo das colunas, tinham redes de tranças em forma de correntes: sete para um capitel e sete para o outro. 18Fez também romãs, em duas fileiras em torno de cada rede, para cobrir os capitéis da parte superior das colunas. Fez o mesmo para o outro capitel. 19Os capitéis que encimavam as colunas eram em forma de lótus e eram de quatro côvados. 20Os capitéis sobre as duas colunas tinham duzentas romãs, em duas fileiras, em cima da parte convexa do capitel, próxima à rede, tanto no primeiro capitel como no segundo. 21Ergueu as colunas no pórtico do templo; ergueu a coluna do lado direito, à qual deu o nome de Jaquin; ergueu a coluna do lado esquerdo e chamou-a Booz. 22O topo das colunas tinha a forma de um lótus. Assim ficou pronto o trabalho das colunas.

O mar de bronze.

23Fez o mar de metal fundido, redondo, medindo dez côvados de um lado ao outro. Tinha cinco côvados de altura e trinta côvados de circunferência. 24Havia por baixo de sua borda ao redor botões de flores, em número de dez por côvado, dispostos em duas fileiras e fundidos numa só peça com o mar. 25Este repousava sobre doze bois, dos quais três olhavam para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o leste; o mar se elevava sobre eles, e a parte posterior de seus corpos estava voltada para o interior. 26Sua espessura era de um palmo e sua borda tinha a mesma forma que a borda de uma taça, como a flor do lótus. Sua capacidade era de dois mil batos.

As bases e as bacias de bronze.

27Fez também dez bases de bronze, tendo cada uma quatro côvados de comprimento, quatro de largura e três de altura. 28Eram assim construídas: tinham painéis laterais, e os painéis estavam encerrados em molduras. 29Sobre os painéis que estavam entre as molduras havia leões, bois e querubins, e sobre as molduras se apoiava um pedestal; em cima e embaixo dos leões e dos bois havia guirlandas em forma de festões. 30Cada base tinha quatro rodas de bronze e eixos também de bronze; seus quatro pés tinham suportes por baixo da bacia; esses suportes eram de bronze fundido e tinham guirlandas de cada lado.31Sua abertura sobressaía do interior um côvado, à maneira de um capitel; sua abertura era redonda, feita com uma base de um côvado e meio de diâmetro. Também ao redor de sua abertura havia esculturas; mas os painéis eram retangulares e não redondos. 32As quatro rodas estavam debaixo dos painéis; os eixos das rodas saíam da base; a altura das rodas era de um côvado e meio. 33A forma das rodas era como a da roda de um carro: eixos, aros, raios e cubos, tudo era de metal fundido. 34Havia quatro suportes, nos quatro cantos de cada base: a base e seus suportes formavam uma só peça. 35Na parte superior da base havia um suporte redondo de meio côvado de altura; e sobre a base havia suportes e painéis que formavam uma só peça com a base. 36Sobre a superfície de seus painéis e de suas molduras mandou gravar querubins, leões e palmeiras, conforme o espaço livre, e guirlandas ao redor.37Assim fez as dez bases: todas do mesmo metal, da mesma dimensão e da mesma forma.38Fez ainda dez bacias de bronze, contendo cada uma quarenta batos; cada bacia tinha quatro côvados de circunferência e repousava sobre uma das dez bases. 39Dispôs as bases, colocando cinco do lado direito do templo e cinco do
lado esquerdo do templo; e pôs o mar
do lado direito do templo, a sudoeste.

Os utensílios do templo.

40Hiram fez as bacias, as pás e as taças. Assim acabou de fazer toda a obra que devia fazer para o rei Salomão no templo de Javé: 41duas colunas, os globos dos capitéis que estavam no alto das colunas, as duas redes para cobrir os dois globos dos capitéis que estavam no alto das colunas, 42as quatrocentas romãs para as duas redes, isto é, duas fileiras de romãs para cada rede, para cobrir os dois globos dos capitéis que estavam no alto das colunas; 43as dez bases e as dez bacias sobre as bases; 44o mar único com os doze bois embaixo; 45as bacias, as pás, as taças.
Todos esses objetos que Hiram fez para o rei Salomão no templo de Javé eram de bronze polido.
46Foi na planície do Jordão que o rei mandou fundi-los, em terra argilosa, entre Sucot e Sartã. 47Salomão deixou de pesar todos esses objetos; por causa de sua enorme quantidade, não se calculou o peso do bronze. 48Salomão fez todos os utensílios do templo de Javé: o altar de ouro, a mesa sobre a qual estavam os pães da apresentação, também de ouro; 49os candelabros de ouro puríssimo, cinco à direita e cinco à esquerda, diante do santuário interior; as flores, as lâmpadas e as tenazes, também de ouro; 50as bacias, as facas, as taças, as colheres e os incensórios de ouro puríssimo; as dobradiças para as portas da sala interior, isto é, do santo dos santos e do lugar santo, também de ouro.51Assim ficou terminada toda a obra que o rei Salomão executou para o templo de Javé. Então Salomão mandou trazer as coisas que seu pai Davi havia consagrado: a prata, o ouro e os utensílios, e colocou-os nos tesouros do templo de Javé.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital