Antigo Testamento / I Crônicas

Rúben.

Capítulo 5

1Filhos de Rúben, primogênito de Israel. Era de fato o primogênito; mas por ter violado o leito de seu pai, seu direito de primogenitura foi dado aos filhos de José, filho de Israel, e ele não foi mais considerado como primogênito. 2Judá suplantou seus irmãos e dele nasceu um príncipe, mas o direito de primogenitura coube a José. 3Filhos de Rúben, primogênito de Israel: Henoc, Falu, Hesron, Carmi. 4Filhos de Joel: Samaías, de quem foi filho Gog, de quem foi filho Semei, 5de quem foi filho Micas, de quem foi filho Reaías, de quem foi filho Baal, 6de quem foi filho Beera, que Teglat-Falasar, rei da Assíria, levou para o cativeiro. Ele foi príncipe dos rubenitas. 7Seus irmãos, conforme os clãs, como estão inscritos nas genealogias, são: Jeiel, o primeiro; depois Zacarias, 8e Bela, filho de Azaz, filho de Sama, filho de Joel, que morava em Aroer, até Nebo e Baal-Meon. 9Para o oriente, seu território atingia a entrada do deserto, o qual se estende até o rio Eufrates, pois ele tinha numerosos rebanhos na terra de Galaad. 10No tempo de Saul, guerrearam contra os agarenos, que caíram em suas mãos, e se estabeleceram nas tendas deles em toda a parte oriental de Galaad.

Gad.

11Defronte deles moravam os filhos de Gad na região de Basã até Selca: 12Joel, o primeiro; Safam, o segundo; depois Janaí e Safat em Basã. 13Seus irmãos, segundo suas famílias, foram: Miguel, Mosolam, Sebe, Jorai, Jacã, Zie e Héber: sete. 14Estes eram os filhos de Abiail, filho de Uri, filho de Jaroe, filho de Galaad, filho de Miguel, filho de Jesesi, filho de Jedo, filho de Buz. 15Ai, filho de Abdiel, filho de Guni, era o chefe de sua família. 16Tinham-se fixado em Galaad, em Basã e seus arredores, bem como em todas as pastagens do Saron até seus limites extremos. 17Foi na época de Joatão, rei de Judá, e de Jeroboão, rei de Israel, que todos eles foram registrados nas listas genealógicas. 18Os filhos de Rúben, os filhos de Gad, a metade da tribo de Manassés, gente valorosa, homens armados de escudo e espada, sabendo manejar o arco e exercitados em combates, podiam sair para a guerra em número de quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta. 19Lutaram contra os agarenos e contra Jetur, Nafis e Nodab. 20Deus lhes veio em auxílio contra eles, e os agarenos, bem como todos os seus aliados, caíram em seu poder, pois no combate haviam invocado a Deus, que os atendeu por terem posto nele sua confiança. 21Arrebataram os rebanhos dos agarenos: cinquenta mil camelos, duzentas e cinquenta mil ovelhas, dois mil jumentos e cem mil pessoas, 22pois muitos caíram mortos, sendo a guerra querida por Deus. E se instalaram na terra deles até o exílio.

A meia tribo de Manassés.

23Os membros da meia tribo de Manassés, que eram numerosos, estabeleceram-se na região desde Basã até Baal-Hermon, Sanir e o monte Hermon. 24Eis os chefes de suas famílias: Éfer, Jesi, Eliel, Ezriel, Jeremias, Odoías, Jediel. Eram homens fortes e valorosos, gente famosa, chefes de suas famílias. 25Mas foram infiéis ao Deus de seus pais e se prostituíram com os deuses dos povos do país que Deus havia aniquilado diante deles. 26O Deus de Israel excitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o de Teglat-Falasar, rei da Assíria. Ele deportou Rúben, Gad e a meia tribo de Manassés, e os conduziu para Hala, para Habor, para Ara e para o rio Gozã, onde estão ainda hoje.

Levi.

27Filhos de Levi: Gérson, Caat e Merari. 28Filhos de Caat: Amram, Isaar, Hebron, Oziel 29Filhos de Amram: Aarão, Moisés e Maria. Filhos de Aarão: Nadab e Abiú, Eleazar e Itamar. 30Eleazar gerou Fineias, Fineias gerou Abisue, 31Abisue gerou Boci, Boci gerou Ozi, 32Ozi gerou Zaraías, Zaraías gerou Meraiot, 33Meraiot gerou Amarias, Amarias gerou Aquitob, 34Aquitob gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquimaás, 35Aquimaás gerou Azarias, Azarias gerou Joanã, 36Joanã gerou Azarias. Foi este que exerceu o sacerdócio no templo construído por Salomão em Jerusalém. 37Azarias gerou Amarias, Amarias gerou Aquitob, 38Aquitob gerou Sadoc, Sadoc gerou Selum, 39Selum gerou Helcias, Helcias gerou Azarias, 40Azarias gerou Saraías, Saraías gerou Josedec, 41e Josedec foi para o exílio quando Javé, pela mão de Nabucodonosor, deportou Judá e Jerusalém.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital