Antigo Testamento / I Crônicas

Insulto aos embaixadores de Davi.

Capítulo 19

1Depois disso sucedeu que Naás, rei dos amonitas, morreu e seu filho reinou em seu lugar. 2Disse Davi: “Tratarei com bondade Hanon, filho de Naás, porque seu pai tratou-me com bondade”. Então Davi mandou mensageiros para dar-lhe os pêsames pela morte de seu pai. Mas quando os servos de Davi chegaram ao país dos amonitas, junto a Hanon, para dar-lhe os pêsames, 3os príncipes dos amonitas disseram a Hanon: “Pensas acaso que Davi pretende honrar teu pai por ter ele mandado pessoas que te deem os pêsames? Não é antes para reconhecer, explorar e espionar o país que seus servos vieram a tua casa?” 4Então Hanon prendeu os servos de Davi, rapou-lhes a barba, cortou suas vestes a meia altura até as coxas e depois os despediu. 5Informaram Davi do que havia acontecido àqueles homens, e ele mandou alguém ao encontro deles, pois estavam muito envergonhados. O rei mandou dizer-lhes: “Ficai em Jericó até que vossa barba cresça e depois voltareis”.

Derrota dos amonitas.

6Os amonitas notaram que se haviam tornado odiosos a Davi; Hanon e os amonitas mandaram mil talentos de prata para contratar arameus da Mesopotâmia, arameus de Maaca e habitantes de Soba. 7Contrataram sete mil carros e o rei de Maaca com seu povo, os quais vieram acampar diante de Medaba, enquanto os amonitas, depois de deixarem suas cidades e se reunirem, chegavam para o combate. 8Quando soube disso, Davi enviou Joab com todo o exército dos valentes. 9Os amonitas saíram e formaram em linha de batalha na entrada da cidade, enquanto os reis que tinham vindo mantinham-se à parte, em campo aberto. 10Vendo Joab que a frente de batalha estava tanto diante como detrás dele, escolheu um grupo dentre toda a elite de Israel e os dispôs para enfrentar os arameus. 11Confiou a seu irmão Abisaí o resto do exército e os alinhou defronte dos amonitas. 12Ele disse: “Se os arameus prevalecerem sobre mim, virás em meu socorro; se os amonitas prevalecerem sobre ti, irei em teu auxílio. 13Tem coragem e mostremo-nos fortes por nosso povo e pelas cidades de nosso Deus. E que Javé faça o que lhe parecer bem!” 14Joab e a tropa que estava com ele avançaram para combater contra os arameus, mas estes fugiram diante dele. 15Quando os amonitas viram que os arameus tinham fugido, fugiram também eles diante de Abisaí, irmão de Joab, e tornaram a entrar na cidade. Então Joab voltou para Jerusalém.

Derrota dos arameus.

16Vendo que haviam sido derrotados perante Israel, os arameus enviaram mensageiros e mobilizaram os arameus que moravam do outro lado do rio; Sofac, general de Adadezer, era quem os comandava. 17Isso foi notificado a Davi, que reuniu todo o Israel, passou o Jordão, alcançou-os e tomou posição diante deles. Depois Davi se postou em ordem de batalha diante dos arameus que lhe deram combate. 18Mas os arameus fugiram diante de Israel, e Davi matou sete mil homens dos carros e quarenta mil peões; matou também Sofac, o general. 19Mas os arameus fugiram diante de Israel, e Davi matou sete mil homens dos carros e quarenta mil peões; matou também Sofac, o general.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital