Antigo Testamento / I Crônicas

Preparativos para o transporte da arca.

Capítulo 15

1Davi construiu para si edifícios na Cidade de Davi, preparou um lugar para a arca de Deus e ergueu para ela uma tenda. 2Depois disse: “Ninguém pode levar a arca de Deus a não ser os levitas, pois Javé os escolheu para carregarem a arca de Javé e nela servirem para sempre”. 3Então Davi convocou todo o Israel em Jerusalém para transportar a arca de Javé para o lugar que lhe havia preparado. 4Reuniu os filhos de Aarão e os levitas: 5dos filhos de Caat, Uriel, o chefe, e seus cento e vinte irmãos; 6dos filhos de Merari, Asaías, o chefe, e seus duzentos e vinte irmãos; 7dos filhos de Gérson, Joel, o chefe, e seus cento e trinta irmãos; 8dos filhos de Elisafã, Semeías, o chefe, e seus duzentos irmãos; 9dos filhos de Hebron, Eliel, o chefe, e seus oitenta irmãos; 10dos filhos de Oziel, Aminadab, o chefe, e seus cento e doze irmãos. 11Davi convocou os sacerdotes Sadoc e Abiatar, os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semeías, Eliel e Aminadab 12e disse-lhes: “Vós sois os chefes das famílias levíticas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, e depois transportai a arca de Javé, Deus de Israel, para o lugar que lhe preparei. 13Porque não estáveis lá na primeira vez, Javé irrompeu contra nós: não nos dirigimos a ele segundo a regra”. 14Os sacerdotes e os levitas se santificaram para transportar a arca de Javé, Deus de Israel, 15e os levitas transportaram a arca de Deus sobre os ombros por meio de varais, como o havia prescrito Moisés, segundo a palavra de Javé. 16Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem seus irmãos cantores, com instrumentos musicais, harpas, cítaras e címbalos, para que, levantando a voz, fizessem ouvir sons de alegria. 17Os levitas nomearam Emã, filho de Joel, Asaf, um de seus irmãos, filho de Baraquias e, entre os filhos de Merari, seus irmãos, Etã, filho de Casaías. 18Eles tinham consigo seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, Ben, Jaziel, Semiramot, Jaiel, Ani, Eliab, Banaías, Maasias, Matatias, Elifalu, Macenias e os porteiros Obed-Edom e Jeiel. 19Os cantores Emã, Asaf e Etã faziam ressoar címbalos de bronze. 20Zacarias, Aziel, Semiramot, Jaiel, Ani, Eliab, Maasias, Banaías tocavam a lira para vozes de soprano. 21Matatias, Elifalu, Macenias, Obed-Edom, Jeiel e Ozazias tocavam cítaras na oitava para guiar o canto. 22Conenias, chefe dos levitas encarregados do transporte, orientava o transporte, pois era perito nisso. 23Baraquias e Elcana exerciam a função de porteiros junto à arca. 24Os sacerdotes Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Banaías e Eliezer tocavam as trombetas diante da arca de Deus. Obed-Edom e Jeías eram porteiros junto à arca.

A arca na Cidade de Davi.

25 Então Davi, os anciãos de Israel e os chefes de mil, com grande júbilo, transportaram da casa de Obed-Edom a arca da aliança de Javé. 26E porque Deus assistia os levitas que carregavam a arca da aliança de Javé, foram imolados sete touros e sete carneiros. 27Davi trajava um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, os cantores e Conenias, chefe encarregado do transporte. Davi usava também um efod de linho. 28Todo o Israel acompanhou a arca da aliança de Javé, fazendo aclamações ao som das trombetas, do clarim e dos címbalos, fazendo ressoar liras e cítaras. 29Ao chegar a arca da aliança de Javé à Cidade de Davi, Micol, a filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei Davi dançando e saltando; em seu coração, ela o desprezou.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital