Novo Testamento / Efésios

A vida nova em Cristo.

Capítulo 5

1Sede imitadores de Deus como filhos queridos 2e vivei no amor, como também Cristo vos amou e se entregou por nós, oferecendo-se a Deus em sacrifício de suave perfume. 3Quanto à imoralidade e toda espécie de impureza, ou também a ambição, que nem se fale disso entre vós, como convém a um povo santo. 4Assim também as grosserias, ditos picantes ou maliciosos: tudo isso não convém; fazei ouvir, antes, ações de graças. 5Pois ficai sabendo que nenhum impuro ou impudico, ou ambicioso – que é um idólatra – terá parte no Reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com vãos raciocínios: são justamente estas coisas que atraem a cólera de Deus sobre os que lhe resistem. 7Portanto, não tenhais nada de comum com eles. 8Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: caminhai como filhos da luz 9pois o fruto da luz consiste em toda a espécie de bondade, justiça e verdade. 10Procurai o que é agradável ao Senhor 11e não participeis das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciai-as, 12porque é vergonhoso até falar das coisas que estas pessoas fazem secretamente. 13Mas quando tudo isso é denunciado, é na luz que se vê aparecer; 14pois é luz tudo o que é manifesto. É por isso que se diz: “Acorda, tu que dormes, e levanta-te do meio dos mortos, que Cristo te iluminará”. 15Vede, pois, cuidadosamente como procedeis, não como tolos, mas como sábios, 16aproveitando bem o tempo presente, pois os dias são maus. 17Por isso, não sejais imprudentes, mas compreendei qual é a vontade do Senhor. 18E não vos embriagueis com vinho, o que leva à devassidão, mas sede cheios do Espírito. 19Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando o Senhor de todo o coração. 20Sempre e por tudo rendei graças a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Virtudes dos esposos.

21Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo. 22As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, 23porque o marido é o chefe da mulher, como também Cristo é o chefe da Igreja e o salvador de seu Corpo. 24E como a Igreja está sujeita a Cristo, assim as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25Maridos, amai vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, 26a fim de santificá-la, purificando-a mediante o batismo de água, que a palavra acompanha, 27para apresentar a si mesmo a Igreja, gloriosa, sem mancha nem ruga, nem algo semelhante, mas santa e imaculada. 28Assim também os maridos devem amar suas esposas como a seus próprios corpos. Quem ama a esposa ama a si mesmo. 29E ninguém jamais odiou sua própria carne, mas, ao contrário, alimenta-a e dela cuida, como Cristo faz com a Igreja, 30pois somos membros de seu Corpo. 31“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne”. 32Este mistério é grande; eu o digo em relação a Cristo e à Igreja. 33Assim, pois, cada um de vós ame sua mulher como a si mesmo, e a mulher seja respeitosa para com o marido.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital