Novo Testamento / Apocalipse

O reino dos mil anos.

Capítulo 20

1Depois vi um anjo que descia do céu, tendo na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2Ele dominou o Dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos. 3Atirou-o no abismo, fechando-o e lacrando-o com um selo, para que não mais seduzisse as nações, até se completarem os mil anos. Depois disso ele deve ser solto por algum tempo.
4Vi então tronos, e aos que neles se sentaram foi dado o poder de julgar. Vi também as almas daqueles que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e os que se recusaram a adorar a Fera e sua imagem e não se deixaram marcar na fronte ou na mão: eles recuperaram a vida e reinaram com Cristo mil anos. 5Os outros mortos não puderam voltar à vida antes que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
6Feliz e santo aquele que participa da primeira ressurreição! Sobre eles não tem poder a segunda morte, mas eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo, com o qual reinarão mil anos.

Vitória final e julgamento.

7E quando se completarem os mil anos, Satanás será solto de sua prisão e 8sairá para seduzir as nações dos quatro cantos da terra, Gog e Magog, e os reunirá para o combate; serão tão numerosos como a areia do mar. 9Subiram por toda a extensão da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e os devorou. 10Então o Diabo, que os seduzia, foi lançado no lago de fogo e de enxofre, onde já estavam a Fera e o falso profeta. Seu tormento vai durar dia e noite, pelos séculos dos séculos.
11Depois vi um grande trono branco, e aquele que nele se assenta. O céu e a terra fugiram de sua presença, sem deixar vestígios. 12E eu vi os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono; abriram-se livros e depois um outro livro, o da vida. Então os mortos foram julgados conforme o conteúdo dos livros, cada qual segundo suas obras.
13O mar devolveu os mortos que nele estavam, a morte e a morada dos mortos devolveram os mortos que nelas estavam, e cada qual foi julgado segundo suas obras. 14Então a morte e a morada dos mortos foram lançadas no lago de fogo; esta é a segunda morte: o lago de fogo. 15E quem não se achava inscrito no livro da vida foi lançado também no lago de fogo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital