Sobre a Fé

Capítulo I

  1. Quem te fez? Foi Deus quem me fez.

  2. Por que Deus te fez? Ele fez-me para que eu possa conhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo neste mundo, e ser feliz na Sua companhia por toda a eternidade.

  3. Deus fez-te à imagem e semelhança de quem? Deus fez-me à Sua própria imagem e semelhança.

  4. Esta semelhança a Deus está no teu corpo, ou na tua alma? Esta semelhança a Deus está principalmente na alma.

  5. De que forma a tua alma é semelhante a Deus? A minha alma é semelhante a Deus porque esta é um espírito, e é imortal.

  6. Explica-me o que significa dizer que a tua alma é imortal? Quando digo que a minha alma é imortal, quero dizer que a minha alma nunca poderá morrer.

  7. Tens de cuidar mais do corpo ou da alma? Eu tenho de cuidar mais da minha alma; pois Cristo disse: «Pois, que adianta ganhar o mundo inteiro e arruinar sua vida? E que se poderia dar em troca da vida? » (Mt. 16:26).

  8. O que tens de fazer para salvar a tua alma? Para salvar a minha alma tenho de prestar culto a Deus na Fé, Esperança e Caridade; isto é, eu tenho de crer n’Ele, tenho de esperar n’Ele e amá-Lo de todo o meu coração.

  9. O que é fé? Fé é um dom sobrenatural de Deus, que nos permite crer sem duvidar em tudo o que Deus revelou. A fé é a realidade dos bens esperados, a prova das coisas que não se veem.

  10. Por que deves crer em tudo o que Deus revelou? Eu devo de crer em tudo o que Deus revelou porque Deus é a própria verdade, e não nos pode enganar nem enganar-Se.

  11. Como sabes tu o que Deus revelou? Eu sei o que Deus revelou pelo testemunho, ensinamento e autoridade da Igreja Católica.

  12. Quem deu autoridade divina de ensinamento à Igreja Católica? Foi Jesus Cristo quem deu à Igreja Católica a autoridade divina para ensinar quando Ele disse «Portanto, ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo » (Mt. 28:19).

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital